Cuidadores de idosos veja dicas

cuidadores idosos

Dicas para cuidadores de idosos

O cuidadores de idosos é uma ferramenta essencial na nossa sociedade que oferece as famílias a vantagem e a tranquilidade ao cuidar do seu familiar.

Eles são essenciais para que o idoso tenha a qualidade de vida que é merecida.

Com o avanço da idade , começam a aparecer as dificuldades para realizar as atividades simples e diárias.

Como tomar banho, cozinhar, ir as compras ou até limpar a casa, e vestir-se.

Por isso contar com a ajuda de um cuidador qualificado na terceira idade é  reconfortante e dá a segurança e tranquilidade para o bem estar do seu familiar.

 

O idoso precisa de um cuidador

Auxilie somente no que for necessário para que o idosos mantana a atividade , para o idoso nem sempre é fácil contar com a ajuda de alguém deixe-o participar.

Muitos se sentem como inválidos ao precisar de auxílio na hora de calçar os sapato ou de comer , por exemplo.

Por isso auxilie somente quando for necessário, e permitir ao idosos realizar as atividades que conseguir fazer, fique sempre pronto a ajudar sempre que ache necessário.

As rotinas e o cuidador

As rotinas são importantes como horários para refeições, a hora de dormir, o banho, assim como proporcionar a segurança e tranquilidade ao idosos.

Procure também conversar com os familiares do idoso com frequência, dessa forma você dá um real feedback sobre o dia a dia do idoso.

Mantenha um diálogo constante com o idoso que você está a cuidar, sobre temas variados, todos são validos o importante é comunicar, para que faça com que ele exercite a mente e a fala.

Manter o idoso ativo

È igualmente fundamental manter algumas atividades de vida como por exemplo o exercício da leitura e da escrita são poderosos instrumentos para o exercício do cérebro.

A atividade intelectual na terceira idade é sem duvida fundamental para manter os mais idosos ativos e para evitar ou retardar o aparecimento ou a evolução de doenças neurológicas degenerativas, que levam a memória ás demências.

Como  Alzheimer por exemplo.
A investigação tem demonstrado que o treino do raciocínio e da memória e de outras funções mentais é importante na manutenção da saúde mental.

À um ponto positivo na leitura, que proporciona o combate á redução de estresse, tornando-se este hábito com toda a certeza interessante para o  idoso.

Mente sã em corpo são. Para a mente sã, o exercício intelectual e um bom alimento para ela. Para o corpo são, exercício físico e boa alimentação. É de mente sã que falamos, embora não nos possamos esquecer de manter o corpo também em forma, um não vive sem o outro.

À leitura e à escrita podemos acrescentar outras atividades que também exercitam o cérebro, como, por exemplo, jogar de tabuleiro e cartas, bordar ou fazer renda, construir peças de artesanato.

Da prática de todas elas, dá sentimento de rejuvenescer, o gosto pela vida, assim de acordo com os gostos e os hábitos de cada idoso, resultarão benefícios como a estimulação do cérebro.

Desta forma deixamos aqui algumas dicas simples sobre cuidadores de idosos que poderão auxiliar em muito o seu familiar e você.

1 comentário em “Cuidadores de idosos veja dicas”

Comentários fechados.